O mapeamento comportamental: Nada mais é que um processo de identificação de competências que as organizações utilizam para mapear suas equipes, para identificar suas competências e habilidades.
Mapeamento comportamental serve para tomadas de decisão, para garantir a harmonia no ambiente de trabalho respeitando as individualidades e para garantir que aquele colaborador se encontra no lugar correto.
A realização dessa análise permite averiguar se o profissional é qualificado a uma possível vaga em um cenário no momento de contratação, uma vez que não basta somente a capacitação, é necessário o perfil comportamental adequado.
Por isso é importante conhecer os perfis profissionais e entender quais são aqueles que melhor se encaixam em seu negócio.
Como digo: Cada perfil no seu quadrado…
Muitas vezes falamos o fulano não é bom nisso, já mudei o modo de como fazer a atividade, treinamento na área, portanto não consigo tirar mais nada, então será que o perfil desse colaborador é adequado ao qual a organização necessita???
Além disso, o mapeamento serve, não para rotular os colaboradores, mas para auxiliar as corporações na aproximação com seu time ao entender suas necessidades e características em âmbitos como inteligência emocional, poder de comunicação e persuasão, produtividade, ética e liderança, por exemplo.
A metodologia DISC é um recurso de análise comportamental que auxilia a empresa a compreender como seus colaboradores se relacionam com as outros e quais suas reações a determinadas situações.
Para que sua empresa tenha um caminho de sucesso, é importante que o potencial de sua equipe também se desenvolva.
O mapeamento comportamental, serve para trabalhar na parte organizacional e pessoal, com isso utilizando para Mentoria, para buscar aquele tão sonhado cargo, aquela carreira e até mesmo pessoal!
Então agora sabendo o que é mapeamento comportamental, vamos descobrir qual tipo de perfil é seu?